wp-header-logo-1605.png

A líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, afirmou neste domingo (8) que seu aliado próximo, Juan Pablo Guanipa, foi sequestrado em Caracas por volta da meia-noite, horário local, poucas horas após ser liberado da prisão.

“Homens fortemente armados, vestidos à paisana, chegaram em quatro veículos e o levaram à força”, disse ela em uma publicação na rede social X.

Guanipa, político da oposição, havia sido preso em maio, após meses foragido, acusado de liderar um complô terrorista.

O filho de Guanipa, Ramón Guanipa, em um vídeo publicado nas redes sociais, disse que o incidente ocorreu pouco antes da meia-noite, horário local, descrevendo-o como uma emboscada na qual seu pai foi levado por 10 homens fortemente armados e não identificados.

“Meu pai foi sequestrado novamente”, disse ele.

Poucas horas antes, Guanipa havia publicado vários vídeos nas redes sociais após sua libertação da prisão, nos quais discursava para uma multidão de jornalistas e apoiadores, pedindo a libertação de outros presos políticos e chamando o governo atual de ilegítimo.

Os Estados Unidos capturaram e depuseram o ditador Nicolás Maduro no início mês passado, deixando a vice, Delcy Rodríguez, assumir a presidência interina.

A oposição venezuelana e grupos de direitos humanos afirmam há anos que o governo do país usa prisões para sufocar a dissidência.

O governo da Venezuela não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre o desaparecimento de Guanipa após sua libertação.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu