O estado de São Paulo enfrentou fortes chuvas neste sábado (7), pré-Carnaval, com registros de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra em ao menos 14 cidades, segundo a Defesa Civil estadual. Em 24 horas, os acumulados chegaram a 136 milímetros.
Na capital, houve transbordamento de córrego e pontos de alagamento, sem vítimas. Suzánápolis também registrou alagamentos em vias que atingiram moradias e comércios.
Em Nazaré Paulista, além dos alagamentos, houve deslizamento de terra e queda de muro sobre a via. Na ocasião, uma casa foi atingida e quatro pessoas ficaram desalojadas.
Já no litoral paulista, em Guarujá, um deslizamento levou à interdição preventiva de uma moradia e deixou um morador desalojado.
Em Ubatuba, também foram registrados alagamentos e deslizamentos. Em Bertioga, uma moradia foi interditada e quatro pessoas ficaram desabrigadas.
Bragança Paulista, São Sebastião e São Luís do Paraitinga tiveram pontos de alagamento e deslizamentos, também sem vítimas.
Em Francisco Morato, um deslizamento e o desabamento de um muro deixaram três pessoas desalojadas. Franco da Rocha e Ribeirão Bonito registraram alagamentos e quedas de muros, sem feridos.
Em São Carlos, o rio Monjolinho transbordou, causando alagamentos e fazendo com que sete veículos ficassem ilhados. Em Jundiaí, um deslizamento e a queda de muro sobre uma residência deixaram cinco pessoas desalojadas.
Pré-Carnaval: veja como fica o tempo no fim de semana de folia
Acumulados de chuvas
Veja a relação dos maiores acumulados nas últimas 24 horas, medidos por estações do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e do Inmet (Instituto Nacional de Metereologia):
- São Carlos (Cidade Jardim), com 136 mm;
- Ubatuba (Tenório), com 129 mm;
- Bertioga (Praia de Guaratuba), com 126 mm;
- São Sebastião (Juquehy), com 119 mm;
- Ubatuba (Perequê-mirim): 119mm;
- Ubatuba (Centro 2): 114mm;
- Bertioga (Jardim Lido): 113mm;
- Bertioga (Bertioga): 110mm;
- Ubatuba (Estufa Ii): 109mm;
- São Sebastião (Barra Do Una): 104mm;
- Cordeirópolis (Centro): 104mm;
- Caraguatatuba (Massaguaçu2): 103mm;
- São Carlos (Sao Carlos): 103mm;
- Caraguatatuba (Getuba): 100mm;
- As demais regiões registraram acumulado que variam entre 48mm à 99mm.
Previsão do tempo
A previsão para este domingo (8) indica instabilidades no estado, com muitas nuves e pancadas de chuvas ao longo do dia. Pela manhã, chuva fraca a moderada nas faixas leste, central e norte.
No decorrer do dia, o sol aparece entre muitas nuvens, mas a atuação de um sistema de baixa pressão no oceano, somada à influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), segue reforçando as chuvas. Os termômetros variam entre 19°C e 27°C.
No litoral, onde os acumulados já são elevados, há previsão de volumes expressivos, com risco de novos alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
A chuva deve variar de moderada a forte em todas as regiões, com destaque para o litoral, a Região Metropolitana de São Paulo, o Vale do Paraíba e áreas próximas às divisas com Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Carnaval molhado
A região do Parque Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, teve alagamento após as fortes chuvas que caíram na capital paulista neste sábado (7). O local é palco de alguns dos principais megablocos de São Paulo.
*Sob supervisão de Beto Souza
source
Fonte : CNN