Com a aproximação do Carnaval, o consumo de bebidas alcoólicas passa a ser mais frequente e intenso. Esse cenário volta a acender um alerta no país sobre o risco de ingestão de bebidas adulteradas, especialmente por metanol.
Diante disso, um novo projeto oferece avaliação oftalmológica gratuita para pessoas que apresentem suspeita da doença e atendam aos critérios clínicos definidos pelo estudo. A iniciativa será conduzida pela Rede Total Care e o Centro Edson Bueno, do Grupo Amil, em parceria com a Associação Brasileira de Neuro-Oftalmologia.
Além das consultas, o projeto também inicia uma pesquisa clínica sobre neuropatia óptica tóxica, uma condição que pode ser causada pela ingestão de bebidas adulteradas com a substância.
Segundo Naiana Cunha, diretora de Governança Clínica e Oftalmologia da Rede Total Care, a neuropatia óptica tóxica é uma lesão adquirida do nervo óptico, geralmente bilateral e simétrica, causada por toxinas que comprometem o metabolismo das fibras que formam o nervo óptico.
“A intoxicação por metanol é o modelo clássico dessa condição, na qual o ácido fórmico inibe a respiração celular mitocondrial, levando a dano rápido e frequentemente irreversível do nervo óptico”, explica à CNN Brasil.
O objetivo da pesquisa clínica é avaliar as alterações anatômicas e fisiológicas do olho e da visão na neuropatia óptica tóxica; caracterizar a epidemiologia da neuropatia óptica tóxica utilizando como ferramentas diagnósticas a consulta clínica, exames complementares e exames laboratoriais; caracterizar eletrofisiologicamente as diferentes fases da condição, entre outras características.
“Devido ao desenho do estudo em questão, iremos estudar os efeitos do metanol sobre a função visual, bem como caracterizar sua epidemiologia e verificar quais modalidades de tratamento podem ‘ajudar’ mais na preservação da função visual”, esclarece Cunha.
Além disso, a pesquisa poderá trazer avanços no tratamento de pessoas que já perderam a visão após intoxicação por metanol.
Onde serão feitas as consultas gratuitas?
O atendimento para avaliação oftalmológica gratuita será realizado na Eye Clinic, localizada na Avenida República do Líbano, em São Paulo, e será aberto à população, mediante apresentação de laudo médico que comprove suspeita ou confirmação de contaminação por metanol.
A ação envolve exames oftalmológicos e neurológicos detalhados, como campo visual, tomografia da retina (OCT) e testes eletrofisiológicos, que permitem avaliar desde o funcionamento da retina até a transmissão das informações visuais ao cérebro.
Os hospitais e serviços da Rede Total Care também irão encaminhar casos confirmados para avaliação especializada. A Associação Brasileira de Neuro‐Oftalmologia participa como parceira técnica, reforçando a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento especializado.
source
Fonte : CNN