wp-header-logo-1203.png

A onda de vendas de ações de tecnologia amenizou nesta sexta-feira (6), com investidores aparentemente aproveitando a queda para comprar.

O Dow Jones atingiu a marca de 50.000 pontos pela primeira vez na história e fechou em alta de 2,47%, fechando a sessão aos 50.115 pontos. O Nasdaq, com forte presença de empresas de tecnologia, ganhou 2,18%, terminando o dia aos 23.031 pontos. E o S&P 500 valorizou 1,90%, aos 6.927 pontos.

O desempenho semanal foi misto. O Dow Jones valorizou 2,50%, o Nasdaq perdeu 1,84% e o S&P 500 caiu 0,06%.

O Dow Jones e o S&P 500 registraram os melhores resultados desde maio. O Nasdaq teve o melhor dia desde novembro.

As ações de tecnologia haviam pressionado Wall Street para baixo no início da semana, com investidores se desfazendo de ações que antes estavam em alta, e a forte recuperação desta sexta-feira (6) veio após a pior queda de três dias do Nasdaq desde abril. O índice havia perdido mais de US$ 1,5 trilhão em valor de mercado nesta semana antes da recuperação desta sexta (6).

Dentre os motivos para a turbulência na semana, estão:

  • A preocupação com o impacto das ferramentas de IA nos modelos de negócios, o que prejudicou as ações de empresas de software;
  • Os investidores estão cada vez mais céticos em relação aos enormes gastos das grandes empresas de tecnologia na construção de data centers para impulsionar o boom da IA;
  • As ações de tecnologia já estavam caras devido aos grandes ganhos dos últimos anos, o que as torna suscetíveis a uma liquidação impulsiva;
  • A onda da IA ​​beneficiou a todos por um tempo; agora, Wall Street precisa ser mais “criteriosa”.

“Nos últimos meses, houve uma mudança da mentalidade de que “toda ação de tecnologia é um ganho””, apontou Jim Reid, chefe de pesquisa macro global do Deutsche Bank, em uma nota divulgada na quinta-feira (5).

Uma onda de vendas de ativos de risco como o bitcoin — que atingiu o nível mais baixo desde outubro de 2024 — também pode ter alimentado o desejo dos investidores por ativos mais seguros no início da semana. O bitcoin se recuperou nesta sexta-feira (6), subindo 10% para cerca de US$ 70.000.

“As ações começaram fevereiro com volatilidade”, disse Clark Bellin, presidente e diretor de investimentos da Bellwether Wealth, em nota.

“O mercado de alta não acabou, mas está envelhecendo, e não nos surpreende ver os investidores prestando mais atenção aos lucros e à rentabilidade das empresas”, afirmou Bellin.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu