wp-header-logo-1049.png

O Governo de São Paulo inicia, na próxima segunda-feira (9), a campanha de vacinação contra a dengue com o imunizante Butantan-DV, em todos os 645 municípios paulistas. Para o início da campanha, o PNI (Programa Nacional de Imunizações) enviou 99 mil doses ao estado.

Butantan-DV é a primeira vacina do mundo em dose única capaz de proteger contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. A vacina teve a aprovação baseada nos resultados do ensaio clínico de fase 3, com acompanhamento de cinco anos.

Segundo o governo, nesta primeira etapa da campanha, a imunização vai ser destinada aos profissionais da Atenção Primária à Saúde, da rede municipal. A ação prevê a imunização de cerca de 216 mil profissionais, entre médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias.

Até esta quinta-feira (5), o estado de São Paulo registrou 4.647 casos de dengue e uma morte pela doença. No ano passado, 882.884 casos e 1.124 óbitos foram confirmados no território paulista.

Os dados apontaram 74,7% de eficácia geral, 91,6% de eficácia contra dengue grave e 100% de proteção contra hospitalizações no público de 12 a 59 anos. O estudo envolveu mais de 16 mil voluntários em 14 estados brasileiros e teve resultados publicados em revistas científicas internacionais.

Veja também: Butantan recruta voluntários idosos para estudo clínico de vacina da dengue

Segundo os dados apresentados, o imunizante se mostrou seguro tanto em pessoas com infecção prévia quanto naquelas sem contato anterior com o vírus. As reações adversas foram, em sua maioria, leves ou moderadas, como dor no local da aplicação, vermelhidão, manchas na pele, dor de cabeça e fadiga. Eventos adversos graves relacionados à vacina foram considerados raros.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu