wp-header-logo-1046.png

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, compartilhou um vídeo racista em sua plataforma de mídia social que retratava o ex-presidente Barack Obama e a ex-primeira-dama, Michelle Obama, como macacos em uma selva, provocando condenações.

O casal Obama aparece brevemente e repentinamente no final do vídeo curto, que promove alegações falsas de que as urnas eletrônicas ajudaram a fraudar a eleição de 2020, com seus rostos sobrepostos aos corpos de macacos.

Enquanto as imagens aparecem, por cerca de um segundo, o início da música “The Lion Sleeps Tonight” toca ao fundo.

A publicação, que evoca o estereótipo racista de comparar pessoas negras a macacos, provocou uma reação imediata. Em um comunicado à CNN nesta sexta-feira (6), a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, classificou a repercussão do vídeo como “indignação falsa”.

“Isso é de um vídeo viral da internet que retrata o presidente Trump como o rei da Selva e os democratas como personagens do Rei Leão”, disse Leavitt. “Por favor, parem com essa falsa indignação e noticiem hoje algo que realmente importe para o público americano.”

A CNN entrou em contato com os Obamas para comentar o assunto.

O gabinete do governador da Califórnia, Gavin Newsom, condenou o vídeo em uma publicação no Facebook, escrevendo: “Comportamento repugnante do presidente. Todos os republicanos devem denunciar isso. Agora.”

O caso é o exemplo mais recente das críticas que Trump vem recebendo por compartilhar conteúdo racista em suas redes sociais.

No ano passado, o presidente publicou um vídeo aparentemente criado por inteligência artificial mostrando Barack Obama sendo preso no Salão Oval.

Mais tarde, no mesmo ano, Trump e membros de sua administração também compartilharam imagens e vídeos alterados digitalmente do líder da minoria na Câmara, Hakeem Jeffries, usando um bigode falso e um sombrero, imagens que Jeffries descreveu publicamente como racistas.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu