wp-header-logo-1031.png

A Secretária de Saúde do Distrito Federal confirmou à CNN que pretende incorporar a semaglutida (hoje vendida no Brasil pela Novo Nordisk com os nomes de Ozempic e Wegovy) no rol de medicamentos da pasta.

De acordo com o comunicado oficial enviado pela Comunicação da Secretária à CNN, o protocolo ainda será avaliado pela Comissão Permanente de Protocolos de Atenção à Saúde (CPPAS). “Em seguida, estará disponível para consulta pública. Após a aprovação, os trâmites para aquisição terão início”, diz a mensagem.

O medicamento será parte do protocolo de prevenção e tratamento do sobrepeso e obesidade em pessoas com complicações como:

  • Problemas cardíacos;
  • Diabetes;
  • Hipertensão;
  • Obesidade mórbida.

A ideia é que ele seja usado quando mudanças de estilo de vida (como dietas e atividades físicas) não surtirem efeito. A pasta reforça que “a incorporação de novos medicamentos na SES/DF segue critérios rigorosos de viabilidade, como resultados clínicos, economicidade e número de pessoas beneficiadas”.

O que é a semaglutida?

A semaglutida é um medicamento da classe dos análogos do hormônio GLP-1, que atua na secreção da insulina pelo pâncreas, que exerce um papel importante na regulação da glicose no sangue, ajudando no controle do diabetes. No entanto, a semaglutida também ajuda a promover uma maior sensação de saciedade, podendo atuar no processo de emagrecimento.

Hoje, ela é aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e vendida pela farmacêutica Novo Nordisk, sob os nomes comerciais de Ozempic e Wegovy. A diferença entre ambos está nas indicações e dosagens. Enquanto o primeiro é aprovado para o tratamento do diabetes e disponibilizados em doses de até 1 mg, o segundo foi testado para a perda de peso, e é vendido em dosagens de até 2,4 mg.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu