wp-header-logo-1009.png

As ações de tecnologia estão derrubando Wall Street esta semana enquanto investidores fogem de ações que antes eram populares.

O Nasdaq Composite, índice focado em tecnologia, teve sua pior queda de três dias desde abril e perdeu mais de US$ 1,5 trilhão em valor de mercado esta semana, segundo dados da FactSet.

Foram dias turbulentos para Wall Street, as grandes empresas de tecnologia e toda a indústria de software. Existem várias razões para isso:

  • Receios sobre ferramentas de IA perturbando modelos de negócios estão prejudicando as ações de software.
  • Investidores estão cautelosos com os enormes gastos das grandes empresas de tecnologia na construção de centros de dados para impulsionar o boom da IA.
  • As ações de tecnologia já estavam caras devido aos grandes ganhos nos últimos anos, tornando-as suscetíveis a uma venda do tipo “atirar primeiro e fazer perguntas depois”.
  • A onda da IA elevou todos os barcos por um tempo; agora Wall Street precisa ser seletiva sobre vencedores e perdedores.

Uma liquidação em ativos de risco como bitcoin — que atingiu seu nível mais baixo desde outubro de 2024 — provavelmente também alimentou o desejo dos investidores por ativos mais seguros.

“Os últimos meses viram uma mudança da mentalidade de que “toda ação de tecnologia é vencedora” para um cenário mais brutal de vencedores e perdedores”, disse Jim Reid, chefe de pesquisa macro global do Deutsche Bank, em nota na quinta-feira.

Software despenca com nervosismo sobre IA

A startup de IA Anthropic lançou na sexta-feira novas ferramentas que a empresa diz poder realizar mais tarefas para a indústria jurídica.

Isso deixou Wall Street nervosa de que as empresas em breve poderão abandonar suas assinaturas especializadas existentes de software de análise de dados e pesquisa, prejudicando diretamente os resultados das empresas de software.

Ainda não está claro se isso realmente acontecerá. Mas os investidores ficaram assustados e venderam ações de empresas de software e serviços jurídicos e financeiros.

Um fundo negociado em bolsa que acompanha a indústria de software caiu por oito dias seguidos. E há preocupações sobre a IA consumir a participação de mercado do software há algum tempo. A Salesforce (CRM), uma empresa de software no índice blue-chip Dow, caiu 20% em 2025 e já acumula queda de 28% este ano.

Grandes empresas de tecnologia mantêm gastos elevados

Enquanto isso, Wall Street está no meio da temporada de resultados corporativos

Existem preocupações persistentes (lembra do nervosismo sobre uma bolha da IA?) sobre as aspirações das gigantes de tecnologia em construir enormes centros de dados e infraestrutura para impulsionar o boom da IA e incertezas sobre quão lucrativa essa corrida pela construção se provará.

Microsoft (MSFT), Alphabet (GOOG) e Amazon (AMZN) todas delinearam planos ao longo da última semana para aumentar seus gastos na construção de centros de dados e infraestrutura.

Wall Street quer ver evidências de que esses enormes gastos resultarão em lucros reais. As ações da Microsoft caíram 10% em 29 de janeiro após a empresa reportar seus resultados. As ações da Amazon caíram 11% nas negociações após o fechamento do mercado na quinta-feira após divulgar seus resultados.

“A expectativa para as gigantes de tecnologia permanece extremamente alta”, disse Seana Smith, estrategista sênior de investimentos na Global X ETFs, à CNN.

“Os mercados só estão recompensando o investimento em IA quando este está associado a um crescimento de receita claro e durável”, disse Smith.

Setor de tecnologia está vulnerável a uma liquidação

O tema da IA impulsionou o mercado de ações ao longo dos últimos três anos. Alguns investidores estão relutantes em pagar esses preços altos e estão procurando saídas.

As ações da fabricante de chips Advanced Micro Devices (AMD) caíram 17% na quarta-feira e tiveram seu pior dia desde 2017 depois que a empresa previu receita ligeiramente menor no primeiro trimestre do que os analistas esperavam.

As avaliações, uma medida de quão caras as ações estão, têm sido elevadas para algumas empresas de tecnologia. A Palantir (PLTR), uma estrela do mercado de IA, subiu 340% em 2024 e 135% em 2025. A Palantir agora está em queda de 27% este ano e 37% abaixo de sua máxima histórica no início de novembro.

As ações da Oracle (ORCL) atingiram uma máxima histórica em 10 de setembro após a empresa anunciar um acordo de $300 bilhões com a OpenAI. As ações da Oracle despencaram 60% desde então.

“Negociações muito concentradas são difíceis de sair”, disse Steve Sosnick, estrategista-chefe da Interactive Brokers, em uma nota

“Ativos que receberam avaliações premium, seja por expectativas racionais ou fervor especulativo, são mais propensos a vendas desorganizadas se as percepções e/ou o momentum mudarem.”

A venda massiva foi exagerada?

Jensen Huang, CEO da Nvidia, disse esta semana que a ideia de que o software será substituído pela IA era “ilógica”, segundo a Reuters.

O Barclays reforça esse sentimento. “Simplesmente não parece realista” que empresas de IA possam substituir essas ferramentas de software específicas da indústria, escreveu Nick Dempsey, diretor de pesquisa de ações de mídia do Barclays, em uma nota. Mas com mercados tão sensíveis, manchetes sobre essa possibilidade são “claramente não úteis”, acrescentou.

“Neste momento, a negatividade em torno da tecnologia relacionada à IA está ficando bastante intensa”, disse Tom Essaye, presidente da Sevens Report Research, em uma nota.

“É verdade que existem razões para o ceticismo, mas as quedas em algumas dessas ações são substanciais, e se a IA for mais resiliente do que o esperado (o que tem sido o caso em cada teste até agora nos últimos três anos), então existem oportunidades [de compra] se desenvolvendo”, disse Essaye.

*Matt Egan contribuiu com a reportagem

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu