wp-header-logo-978.png

O vice-presidente da Câmara, deputado Altineu Côrtes (PL-RJ), desponta como favorito para uma indicação à segunda vaga de ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) que deverá ser aberta ainda neste ano.

A costura política em andamento para alçar Altineu ao posto envolve a aposentadoria antecipada do ministro Augusto Nardes e sua participação como vice na chapa encabeçada pelo deputado Luciano Zucco (PL-RS) para governador do Rio Grande do Sul.

Nardes completa 75 anos, data-limite para deixar o serviço público, apenas em outubro de 2027. Se concorrer às eleições neste ano, ele precisaria sair até o início de abril.

Pessoas próximas das negociações não descartam uma engenharia na qual Nardes, em vez de vice-governador, seja candidato ao Senado ou até mesmo a deputado federal — com o apoio do bolsonarismo no estado.

Gaúcho de Santo Ângelo, o ministro era um quadro tradicional do PP e exerceu três mandatos como deputado federal antes de ser eleito para uma vaga no TCU, em 2005.

Essa articulação foi confirmada à CNN por fontes do tribunal de contas e do PL. Procurado, Nardes não comentou.

Na avaliação de interlocutores, como o PL é dono da maior bancada na Câmara e o PP tem papel relevante no Centrão (fazendo parte de uma federação com o União Brasil), Altineu apareceria como o candidato provavelmente mais forte à vaga no TCU.

A CNN apurou que o deputado já manifestou esse desejo ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que viu a ideia com simpatia. Motta teria dito que Altineu é o primeiro parlamentar a expressar vontade de indicação para essa cadeira no TCU.

O tribunal é composto por nove ministros: três indicados pela Câmara, três pelo Senado, um pelo presidente da República, outro vindo da carreira de auditores do órgão de controle e um último proveniente do Ministério Público de Contas.

Em fevereiro, uma vaga está sendo aberta com a aposentadoria compulsória do ministro Aroldo Cedraz.

Em sua campanha para a presidência da Câmara, Motta e seu fiador político, Arthur Lira (PP-AL), prometeram essa cadeira para o PT. O partido pretende indicar o deputado Odair Cunha (MG).

Outras legendas, no entanto, afirmam que esse acordo não tem respaldo político e entraram na disputa para emplacar seus candidatos.

O PSD defende o nome do deputado Hugo Leal (RJ). O deputado Danilo Forte (União-CE) também se colocou abertamente na disputa.

Elmar Nascimento (União-BA), que foi preterido por Lira na corrida pelo comando da Câmara no biênio 2025-2026, também estaria disposto a entrar na disputa.

De acordo com interlocutores próximos de Elmar, ele tem interesse tanto na vaga deixada por Cedraz quanto na cadeira que deverá ser desocupada por Nardes.

Os candidatos ao TCU se submetem a uma eleição interna. Ganha quem tiver maior número de votos, sem segundo turno.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu