wp-header-logo-940.png

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentou na quinta-feira (5) o TrumpRx.gov, um site destinado a oferecer aos consumidores norte-americanos acesso a medicamentos com desconto e um pilar central de seus esforços para reduzir os preços dos medicamentos nos Estados Unidos.

Trump anunciou o novo site em um evento na Casa Branca ao lado do Dr. Mehmet Oz, administrador dos Centros de Serviços de Medicare e Medicaid, e de Joe Gebbia, diretor do National Design Studio e cofundador do Airbnb.

“As pessoas vão economizar muito dinheiro e ficar saudáveis”, disse Trump.

Dezesseis das maiores farmacêuticas globais fecharam acordos de “nação mais favorecida” com o governo Trump para reduzir os preços dos medicamentos para os americanos em troca de isenções de tarifas dos EUA.

Segundo esses acordos, elas reduzirão os preços para o programa Medicaid do governo e, por meio do TrumpRx, para os consumidores que pagam em dinheiro.

Esses acordos incluem pactos com a Eli Lilly e a Novo Nordisk para reduzir drasticamente os preços de medicamentos populares para perda de peso à base de GLP-1. O governo afirmou que essas medidas reduziriam os preços para uma média entre US$ 149 e US$ 350 por mês para os americanos.

Atualmente, a Novo e a Lilly vendem seus medicamentos para perda de peso diretamente aos consumidores, representando mais de 10% das vendas totais, segundo as empresas.

O comprimido Wegovy, da Novo, lançado no início do mês passado, está sendo vendido exclusivamente por meio de canais de venda direta ao consumidor, enquanto a empresa aguarda a definição dos termos de cobertura pelas seguradoras.

“Continuamos a facilitar o acesso das pessoas aos nossos medicamentos autênticos e aprovados pela FDA, ampliando a disponibilidade por meio de múltiplas opções convenientes”, disse Chris Pernie, vice-presidente associado de assuntos públicos da Novo nos EUA.

“O lançamento da TrumpRx ampliará ainda mais o acesso dos pacientes ao Ozempic e ao Wegovy, incluindo o comprimido Wegovy recém-aprovado, aos nossos preços para pagamento particular”, disse Pernie em um comunicado.

A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse em uma publicação no X que o site de vendas diretas ao consumidor seria “de última geração” e “economizará dinheiro para milhões de americanos”.

Segundo o STAT News, o site será operado pela plataforma de descontos em medicamentos GoodRx. A publicação informou que a TrumpRx não venderá os medicamentos diretamente, mas encaminhará os pacientes para outros sites para comprá-los.

Não se sabe ao certo quanto os consumidores economizarão. O site é voltado para consumidores que desejam comprar medicamentos sem usar o plano de saúde, o que significa que a maioria das compras não será contabilizada na franquia do seguro saúde dos pacientes.

“Existe uma questão real sobre o valor disso para pessoas com seguro saúde”, disse Juliette Cubanski, diretora adjunta de políticas do Medicare na organização de políticas de saúde KFF. “Em alguns casos, podemos estar falando de custos diretos que ainda são relativamente inacessíveis para muitas pessoas.”

Atualmente, os pacientes nos EUA pagam muito mais por medicamentos prescritos, muitas vezes quase três vezes mais do que em outros países desenvolvidos, e Trump tem pressionado as farmacêuticas para que reduzam os preços nos EUA aos níveis praticados no exterior.

Outras farmacêuticas que assinaram os acordos incluem a Pfizer, a AstraZeneca, a Merck e a GSK.

Além dos medicamentos para obesidade, os remédios que estarão disponíveis no site incluem o medicamento para diabetes Januvia, da Merck; o anticoagulante Plavix, da Sanofi; o inalador para asma Advair Diskus 500/50, da GSK; o medicamento para colesterol Repatha, da Amgen; e o tratamento para hepatite C Epclusa, da Gilead.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu