O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que dever ir a Washington, capital dos Estados Unidos, na primeira semana de março para conversar com o presidente Donald Trump.
“Eu estou marcando, possivelmente na primeira semana de março, para ter uma conversa olho no olho com o presidente Trump”, afirmou Lula em entrevista ao UOL nesta quinta-feira (5).
A informação já havia sido antecipada pela analista da CNN Isabel Mega.
O líder brasileiro reforçou sua avaliação de que os dois devem resolver quaisquer problemas por meio do diálogo.
“Nós somos presidentes das duas maiores democracias do Ocidente. Não pode ficar conversando por Twitter, nós temos que sentar em uma mesa, olhar um no olho do outro, ver quais são os problemas que afligem ele, quais são os que me afligem, o que interessa para os Estados Unidos, o que interessa para o Brasil, e vamos trabalhar juntos”, afirmou Lula.
“Não tem tema proibido para discutir, a única coisa que eu não discuto é soberania do meu país. Essa é sagrada”, complementou.
A relação entre os dois países enfrentou dificuldades no último ano, especialmente devido à imposição do presidente norte-americano de tarifa de 50% para produtos brasileiros.
De lá para cá, porém, Lula e Trump já conversaram mais de uma vez por telefone e trocaram elogios públicos.
No final de novembro do ano passado, os EUA anunciaram que a retirada dos 40% de tarifa adicional de “determinados produtos agrícolas” importados do Brasil. A lista incluiu algumas das principais exportações brasileiras ao mercado norte-americano, como café, carne bovina, frutas e petróleo.
source
Fonte : CNN