O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (18), o requerimento do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) que pede um voto de repúdio ao chanceler alemão, Friedrich Merz, pelas falas contra a cidade de Belém.
Merz esteve na cidade paraense durante os primeiros dias da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025). Ele afirmou que os alemães ficaram “contentes” em ir embora da capital paraense.
O voto de repúdio contra o chanceler recebeu o apoio do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP).
Segundo Merz, ao perguntar quem gostaria de permanecer em Belém, “nenhum levantou a mão”.
Para o senador paraense, as declarações “não são apenas infelizes”, mas carregam “um tom xenófobo e preconceituoso, que desrespeita não apenas a cidade de Belém, mas todo o povo brasileiro e, sobretudo, a Amazônia — região que é patrimônio da humanidade”.
O requerimento aprovado pelo Senado será encaminhado ao governo alemão como manifestação oficial de repúdio às declarações do chanceler.
source
Fonte : CNN