wp-header-logo-359.png

Levantamento do Meio/Ideia divulgado nesta quarta-feira (4) mostra que maioria dos eleitores brasileiros, representada por 51%, considera que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não merece ser reeleito em 2026. Por outro lado, 47% dos entrevistados afirmam que o atual mandatário merece continuar no cargo. De acordo com o levantamento, a parcela que não soube responder soma 2%.

Para os analistas do instituto, os números refletem uma divisão sólida no país entre os eleitores que apoiam ou não a continuidade da gestão petista, o que sinaliza uma disputa apertada para o próximo pleito presidencial.

Aprovação e avaliação do governo

A pesquisa também mediu a percepção dos brasileiros sobre o desempenho pessoal de Lula e a qualidade de sua gestão. A maneira como o presidente lida com o seu trabalho é desaprovada por 51,4% e aprovada por 46,6% da população.

No que se refere à avaliação geral do governo, o levantamento detalha os seguintes índices:

  • Péssimo: 26%
  • Ruim: 18,7%
  • Regular: 19%
  • Bom: 22,3%
  • Ótimo: 11,8%

Rejeição e cenários eleitorais

Além da avaliação do mandato, a pesquisa Meio/Ideia testou a rejeição de potenciais candidatos. Lula lidera o índice de resistência, com 44% dos eleitores afirmando que não votariam nele “de jeito nenhum”. O senador Flávio Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar neste quesito, com 34% de rejeição.

Nomes como o ministro Fernando Haddad (PT) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) registram rejeição de 30% e 29,4%, respectivamente.

Metodologia

O levantamento Meio/Ideia ouviu 1.500 pessoas por meio de entrevistas telefônicas em todo o território nacional. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08425/2026.

Veja a íntegra do levantamento abaixo:

 

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu