O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, emite alerta à Região Sul sobre onda de calor e regiões Centro-Oeste e Sudeste para tempestade, a partir desta quarta-feira (4). No fim da semana, uma frente fria deve afetar os estados com trovoadas e chances de granizo em áreas isoladas.
Partes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná estarão em alerta vermelho até sábado (7). Segundo o órgão de meteorologia, as regiões terão temperatura entre 36 ºC e 40 ºC, números acima da média para os estados. O INMET afirma que esse evento se caracteriza como uma onda de calor. A umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30%.
Já as tempestades se destacam no centro do Brasil, principalmente entre os estados Mato Grosso, Tocantins e o sul do Pará. Outros três estados estão com alerta laranja para chuvas intensas e 12 para tempestades. Atrelados à queda da temperatura, as chuvas podem ser influenciadas por um ciclone que se forma entre as Regiões Sul e Sudente.
De acordo com o Climatempo, a Região Centro-Oeste terá instabilidade generalizada em razão da ZCAS (Zona de convergência do Atlântico Sul) que pode aumentar a ocorrência de chuvas e provocar enchentes e alagamentos.
Os alertas de tempestade perdem força em boa parte do Centro-sul, mas as chuvas permanecem em todas as regiões, principalmente na parte da noite. O INMET prevê que na próxima quinta-feira (5), o país tenha muitas nuvens, chuvas fortes e trovoadas isoladas.

*Sob supervisão de Tonny Aranha
source
Fonte : CNN