Parlamentares da esquerda e da direita se manifestaram nas redes sociais após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetar na manhã desta quinta-feira (8) o texto do PL (projeto de lei) da Dosimetria, que promovia a redução de penas dos condenados por participarem dos atos criminosos do 8 de Janeiro.
O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante, disse que “o veto será derrubado na primeira sessão do Congresso”. Já um requerimento apresentado pela deputada Carol De Toni (PL-SC), com apoio de outros membros da bancada bolsonarista na Câmara e no Senado, tenta a realização ainda em janeiro de uma sessão do Congresso Nacional.
Já o líder do PT, Lindbergh Farias, celebrou o momento e disse que mobilizarão as redes e as ruas para que o veto não seja derrubado.
Aprovado pelo Congresso em dezembro do ano passado, a proposta também beneficiava aqueles que participaram da elaboração de um plano de golpe para tirar Lula do poder e manter o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Presidência.
De forma simbólica, a assinatura do veto se deu durante cerimônia organizada pelo governo Lula para marcar os três anos do 8 de Janeiro, quando manifestantes invadiram e depredaram os prédios dos Três Poderes pedindo por uma intervenção federal.
O evento, que tem como objetivo “reforçar os valores da democracia”, se dá em um momento em que políticos de direita do país defendem a redução de penas.
Com mais de 800 condenações pelo STF (Supremo Tribunal Federal), os julgamentos relacionados ao plano de golpe de Estado também resultaram na prisão de Bolsonaro, considerado o maior nome da direita brasileira, e de generais das Forças Armadas.
No Legislativo, o tema causou embate ao longo de todo o ano de 2025 entre governistas e oposição. Lula já havia manifestado publicamente a intenção de barrar a proposta.
Veja repercussão:
Histórico! Dosimetria vetada! Agora é com a gente, vamos mobilizar as redes e as ruas para que não seja derrubado no congresso!
DEMOCRACIA SEMPRE
GOLPE NUNCA MAIS
PUNIÇÃO AOS GOLPISTAS pic.twitter.com/mkzopp5Ha1— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) January 8, 2026
O veto, da redução de penas, do presidente Descondenado Lula é a prova do ÓDIO que ele e toda esquerda tem dos patriotas, da direita e dos conservadores.
Até ele sabe que o veto será derrubado na primeira sessão do Congresso.
Esse é o governo do ÓDIO e da divisão do país!
— Sóstenes Cavalcante (@DepSostenes) January 8, 2026
Sem anistia! O presidente @LulaOficial vetou o projeto de dosimetria, que na prática significava impunidade para os golpistas. Quem atentou contra a democracia deve pagar seus crimes!
— Zarattini (@CarlosZarattini) January 8, 2026
Lula fez mais um teatro político para reviver o 8 de janeiro e vetou o projeto que reduz as penas para os perseguidos políticos. Vamos derrubar esse veto! pic.twitter.com/YgUXq2WzOJ
— Carlos Jordy (@carlosjordy) January 8, 2026
A nossa democracia PRECISA ser protegida e construída todos os dias!
O 8 de janeiro se tornou um dia simbólico para não esquecermos jamais da nova tentativa de golpe da extrema direita. As instituições brasileiras agiram e vencemos, punindo devidamente os autores dessa ameaça ao… pic.twitter.com/KOEtpHpqBW
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) January 8, 2026
*Com informações de Anna Júlia Lopes e Isabel Mega, da CNN Brasil
source
Fonte : CNN