Após vencer o Critics Choice 2026 de Melhor Filme Internacional, o longa-metragem brasileiro “O Agente Secreto”, com direção de Kleber Mendonça Filho, segue para a disputa pela vaga no Oscar 2026, maior premiação de cinema do mundo.
“O Agente Secreto” foi pré-selecionado ao Oscar 2026 ao lado de outros 14 títulos, de 14 diferentes países do mundo. Em 22 de janeiro, cinco destes filmes serão anunciados como concorrentes ao prêmio.
“O Agente Secreto” já é um dos títulos mais cotados à categoria pela mídia especializada e pode concorrer, inclusive, à categoria principal, de Melhor Filme, ao lado de outros títulos internacionais, como “Foi Apenas um Acidente” e “Valor Sentimental”.
A vitória no Critics Choice 2026 ainda ajuda na visibilidade do filme, mesmo que os votantes não sejam exatamente os mesmos do Oscar.
Confira a lista de títulos pré-selecionados em Melhor Filme Internacional
- “Belén”, Argentina
- “O Agente Secreto”, Brasil
- “Foi Apenas um Acidente”, França
- “Sound of Falling”, Alemanha
- “Homebound”, Índia
- “The President’s Cake”, Iraque
- “Kokuho”, Japão
- “All That’s Left of You”, Jordânia
- “Valor Sentimental, Noruega
- “Palestine 36”, Palestina
- “No Other Choice”, Coreia do Sul
- “Late Shift”, Suíça
- “Left-Handed Girl”, Taiwan
- “The Voice of Hind Rajab”, Tunísia
- “Sirât”, Espanha
Outras produções brasileiras apareceram na lista de pré-selecionados, caso de “Apocalipse nos Trópicos”, na categoria de Melhor Documentário e de “Amarela”, contemplado em Melhor Documentário. O diretor de fotografia brasileiro Adolpho Veloso, está pré-indicado pelo trabalho no filme americano “Sonhos de Trem”.
source
Fonte : CNN