O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos (PSOL), disse que ataque dos Estados Unidos à Venezuela é ameaça a toda América Latina e chamou a captura do presidente, Nicolás Maduro, de “sequestro”. A declaração aconteceu neste sábado (3) após operação militar norte-americana no país.
“O ataque dos EUA à Venezuela é a ação imperialista mais grave que já vivenciamos. Alguém acha que Trump está preocupado com democracia? Ele quer petróleo. E mais: usa a Venezuela como precedente para uma nova Doutrina Monroe que ameaça toda a América Latina”, disse no X.
E continuou: “Nem na Guerra Fria houve uma ação militar direta dos EUA em nosso continente. Ainda mais com sequestro de um chefe de Estado. É momento de unidade latino-americana em apoio total ao povo da Venezuela e em rechaço ao governo criminoso de Donald Trump!”.
Veja o post:
O ataque dos EUA à Venezuela é a ação imperialista mais grave que já vivenciamos. Alguém acha que Trump está preocupado com democracia? Ele quer petróleo. E mais: usa a Venezuela como precedente para uma nova Doutrina Monroe que ameaça toda a América Latina. Nem na Guerra Fria…
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) January 3, 2026
Carlos Zarattini, deputado federal e membro do diretório nacional do PT, ainda afirmou ser “inaceitável tamanha agressão como a que se viu no ataque dos Estados Unidos à Venezuela”. “O Brasil precisa pedir que os Estados Unidos recuem desse sequestro de Nicolás Maduro. Só dessa forma a Venezuela poderá restabelecer um processo democrático sem interferência dos Estados Unidos”, disse à CNN.
O presidente norte-americano Donald Trump confirmou a captura de Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, durante uma operação militar de grande escala realizada em território venezuelano na madrugada de hoje.
O senador republicano Mike Lee afirmou conversar com o Secretário de Estado Marco Rubio, que a finalidade da operação militar e da captura foi justamente garantir que Maduro responda por esses crimes em solo americano.
A Procuradora-Geral dos Estados Unidos, Pam Bondi, afirmou neste sábado (3) que Nicolás Maduro será processado com base em uma acusação do Distrito Sul de Nova York, que inclui crimes de conspiração de narcoterrorismo, importação de cocaína e posse de metralhadoras e dispositivos destrutivos.
source
Fonte : CNN