wp-header-logo-1925.png

“Parece contestável”, disse Herbert Hovenkamp, professor de direito antitruste da Universidade da Pensilvânia. “Este é um mercado bastante concentrado onde você se preocupa com preços mais altos.”

Hovenkamp observou que as diretrizes antitruste anteriores do DOJ, escritas em 2010, provavelmente não teriam apoiado um desafio legal – portanto, um caso poderia testar se a administração Trump seguirá as regras antitruste da era Biden. O Departamento de Justiça não respondeu a um pedido de comentário.

O partido Republicano, tradicionalmente possui um viés pró-negócios. No entanto, o atual cenário inclui os populistas Senador do Missouri Josh Hawley e o senador de Utah Mike Lee, que já divulgaram um acordo de que a fusão proposta deveria “alertar os agentes antitruste ao redor do mundo.”

E o vice-presidente JD Vance, que elogiou a ex-principal policial antitruste do ex-presidente Joe Biden, Lena Khan, também pode ser uma voz crucial nas negociações que se seguirem.

Tanto a Netflix quanto a Warner Bros. Discovery também têm grandes negócios internacionais, e reguladores globais – especialmente na Europa – podem levantar objeções.

Esse é o argumento que a Paramount, que até os últimos dias parecia ser a favorita para comprar a Warner Bros. Discovery, vem apresentando: É improvável que os reguladores permitam que a Netflix aumente substancialmente.

Ilustração de Smartphone com o logotipo da Netflix em um teclado • Smartphone com o logotipo da Netflix em um teclado nesta ilustração criada em 19 de abril de 2022. REUTERS/Dado Ruvic
Ilustração de Smartphone com o logotipo da Netflix em um teclado • Smartphone com o logotipo da Netflix em um teclado nesta ilustração criada em 19 de abril de 2022. REUTERS/Dado Ruvic

A Netflix já começou a apresentar seu argumento: a empresa tem destacado seu algoritmo de classe mundial e sua compreensão profunda do que os espectadores querem assistir.

Isso é proposital: se os agentes antitruste acreditarem que o acordo é sobre eficiência, os reguladores poderiam deixá-lo passar, pois isso poderia melhorar a experiência do consumidor e incentivar mais concorrência.

“Os agentes antitruste vão querer entender por que a Netflix está fazendo esse acordo, e precisarão entender as motivações assim como os executivos envolvidos”, disse Doha Mekki, ex-procurador-geral assistente interino da divisão antitruste do Departamento de Justiça, que serviu sob os presidentes Obama, Trump e Biden.

“As empresas farão os melhores argumentos possíveis sobre escala, eficiência e disponibilidade após a fusão. Mas, no fim das contas, autoridades federais e estaduais de antitruste precisam responder algumas perguntas importantes”, acrescentou.

Por exemplo, os reguladores vão examinar se o acordo aumentaria o poder da Netflix sobre criadores, distribuição e consumidores – e se a própria revisão da fusão coloca decisões e inovações em suspenso na Warner Bros. e na HBO, disse Mekki.

De todos os potenciais pretendentes da Warner, “De certa forma, (a Netflix) pode ser a mais difícil de justificar por motivos antitruste — especialmente se o acordo consolidar o poder de mercado da Netflix”, acrescentou.

Novo streaming chega para acirrar guerra • Foto: Eric Gaillard/Reuters
Novo streaming chega para acirrar guerra • Foto: Eric Gaillard/Reuters

A mudança de Hollywood para o streaming virou seu modelo de negócios para o lado – encurtando os períodos de exclusividade dos filmes nos cinemas para cerca de 45 dias, antes de dois meses, reduzindo o número de roteiristas nas séries e o número de episódios em uma temporada.

Isso reduziu drasticamente o número de empregos para trabalhadores de teatro, atores, roteiristas, diretores e membros da equipe.

Os sindicatos de Hollywood temem que a compra da Warner Bros. e da HBO pela Netflix agrave essas tendências. Por isso, eles se posicionaram veementemente contra esse acordo na sexta-feira (5).

A Netflix ofereceu garantias em contrário, dizendo que os negócios eram complementares e criariam ainda mais oportunidades para os criadores. Diziam, por exemplo, que se comprometeriam a colocar filmes da Warner Bros. nos cinemas.

Mas os defensores dos trabalhadores temem que a Netflix possa eventualmente adaptar a Warner Bros. e a HBO ao seu modelo de streaming, potencialmente reduzindo ainda mais a concorrência e eliminando milhares de empregos.

“A maior empresa de streaming do mundo engolindo um de seus maiores concorrentes é o que as leis antitruste foram criadas para impedir”, disse na sexta-feira o Sindicato dos Roteiristas da América, o sindicato que representa os escritores de Hollywood.

“O resultado eliminaria empregos, reduziria salários, pioraria as condições para todos os trabalhadores do entretenimento, aumentaria os preços para os consumidores e reduziria o volume e a diversidade de conteúdo para todos os espectadores.”

Embora os agentes antitruste normalmente foquem em danos ao consumidor, há precedentes para analisar o que uma fusão pode causar aos trabalhadores também.

Foi assim que o Departamento de Justiça contestou com sucesso a proposta de 2 bilhões de dólares da Penguin Random House pela editora rival Simon & Schuster.

Em vez de focar no impacto no consumidor — se menos livros seriam vendidos — o argumento foi construído sobre se ter menos editoras potenciais significaria adiantamentos menores para os escritores. O autor Stephen King foi a primeira testemunha no julgamento.

A administração Trump e muitos procuradores-gerais estaduais sinalizaram que ainda poderiam considerar como os acordos afetam trabalhadores e produtores em revisões antitruste, observou Mekki.

Logotipo da Paramount Global • O logotipo da Paramount Global é visto nesta ilustração tirada em 17 de dezembro de 2024. REUTERS/Dado Ruvic
Logotipo da Paramount Global • O logotipo da Paramount Global é visto nesta ilustração tirada em 17 de dezembro de 2024. REUTERS/Dado Ruvic

O CEO da Paramount, David Ellison, fez várias investidas ao presidente Donald Trump para obter aprovação regulatória quando sua produtora Skydance tentou comprar o estúdio de cinema.

Por isso, Hollywood esperava amplamente que a Paramount estivesse na posição de compra de toda a Warner Bros. Discovery – em contraste, a Netflix planeja comprar apenas Warner Bros. e HBO depois que a empresa existente desmembrar seus ativos a cabo, incluindo a CNN.

Na sexta-feira (5), a CNBC citou um alto funcionário anônimo do governo dizendo que o governo Trump está vendo o acordo com “forte ceticismo.” Também informou que a Paramount pode tentar levar sua oferta – avaliada um pouco abaixo da Netflix – aos acionistas da Warner Bros. Discovery.

O argumento que poderiam usar é de que enfrentam menos obstáculos regulatórios do que a proposta da Netflix.

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu