wp-header-logo-3145.png

A inteligência artificial (IA) é pode ser uma aliada na hora de praticar para uma entrevista de emprego: ferramentas usam a tecnologia para simular um recrutador e ajudar na preparação, como uma forma de evitar o nervosismo e abrir possibilidades para encontrar melhores respostas.

Algumas plataformas simulam até entrevistas em chamadas de vídeo, o que pode ajudar a reduzir repetições e outros vícios de linguagem durante a conversa. Além disso, os chatbots tradicionais também podem ser configurados para essas interações. 

A seguir, confira algumas opções:

1. Final Round AI

O Final Round AI é uma ferramenta que permite trazer insights em tempo real durante conversas via Google Meet e conta com uma ferramenta para simular entrevistas. É possível escolher entre personalidades reais, como Mark Zuckerberg e Elon Musk, além de personalizar o cenário por cargo.

A ferramenta, no entanto, funciona apenas em inglês e está disponível em navegadores.

2. Simulador de entrevistas Gupy

Caso você participe de um processo seletivo pela plataforma Gupy, é possível usar um simulador de entrevistas da companhia para receber feedbacks em texto. Na hora do cadastro, basta informar o link da vaga e receber sugestões de perguntas.

O recurso está disponível via navegador.

3. Yoodli

O Yoodli é uma plataforma voltada para otimizar a comunicação verbal. A área de simulações tem versões para entrevistas de emprego, reuniões de apresentação e outros contextos comuns no dia a dia corporativo.

A ferramenta tem uma versão gratuita em inglês e funciona com chamadas de vídeo.

4. ChatGPT

O tradicional ChatGPT também é um aliado na preparação para entrevistas. É possível organizar prompts para a IA simular um recrutador e ainda usar o modo de conversa por voz.

A ferramenta está disponível via navegador e em app para Android e iOS.

5. Google Gemini

Nos mesmos moldes do ChatGPT, o Google Gemini consegue entender prompts sobre entrevistas de emprego e criar uma simulação ideal. É possível enviar arquivos sobre a vaga e buscar palavras-chave para refinar a conversa.

O Gemini pode ser acessado no navegador ou por app para Android e iOS.

6. Claude

O Claude é mais um chatbot de IA potente e versátil para treinar as conversas para entrevistas. A ferramenta tem modelos de linguagem similares aos concorrentes ChatGPT e Gemini.

O serviço está disponível via navegador e app para Android e iOS.

Dicas de prompts

Ao usar um chatbot de IA, vale a pena configurar alguns prompts para criar a simulação. Primeiro, dê uma instrução geral e completa:

Prompt: “Simule a entrevista para uma vaga de [insira o cargo] em [insira a empresa]. Tenho experiência na área com [insira anos de experiência e formação do currículo]. Atue como um recrutador sênior e faça perguntas de acordo com a oportunidade de carreira”.

Também é possível pedir algumas perguntas vinculadas à vaga:

Prompt: “Considere esta descrição de vaga para [cargo]. Quais são os temas principais e quais perguntas o recrutador poderá fazer na entrevista?”

Os prompts podem ser ainda mais refinados, incluindo pedidos para mudar o idioma da conversa, usar a metodologia STAR (Situação, Tarefa, Ação e Resultado) e fazer perguntas técnicas sobre áreas específicas.

*Texto escrito pelo repórter André Magalhães, do Canaltech, em colaboração para a CNN Brasil

source
Fonte : CNN

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu