Das 645 cidades paulistas, 173 não registraram nenhum roubo ao longo de 2025, de acordo com dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública) obtidos pela CNN Brasil.
Segundo a pasta, o estado registrou 161.310 casos de roubo — o menor da série histórica — no ano passado. Em relação a 2024, a queda é de 16,7%, quando foram contabilizados 193.658 casos.
Além disso, as ocorrências de homicídios, latrocínios, roubos de veículo e roubos de carga também foram as menores no território paulista desde o início da série histórica, em 2001.
“Essa marca, para nós, é histórica. A queda é resultado do trabalho integrado que acontece na capital paulista e em todo interior, com reforço do policiamento, inteligência e tecnologia”, diz o secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves.
Um dado chama a atenção — no recorte completo da série histórica, de 2001 a 2025, dois municípios paulistas nunca registraram um único caso de roubo: Borá e São Francisco.
Mesmo sem roubos, quase todos os 173 municípios registram furtos quando bens ou dinheiro são levados sem que as vítimas notem ou sob ameaça – com exceção de dois casos: Barra do Chapéu e São João do Pau d’Alho.
Em relação aos homicídios dolosos, o número de cidades sem registro em 2025 é ainda maior: foram 289, quase metade do total.
source
Fonte : CNN