Álbuns icônicos que completam QUINZE ANOS em 2024

Mais um ano se inicia e, com ele, começamos a desenterrar memórias não muito remotas de grandes produções musicais, cinematográficas e televisivas que, volta e meia, revisitamos com nostalgia.

Há uma década e meia, o mundo fonográfico era dominado por nomes como Lady GagaRihanna, St. Vincent e vários outros com incursões artísticas que caíram no gosto do público e da crítica – e que, agora, merecem ser lembradas.

Pensando nisso, preparamos uma breve lista elencando cinco grandes álbuns que completam quinze anos em 2024 para você conferir.

Veja abaixo e conte para nós qual o seu favorito:

ACTOR, St. Vincent

Lançamento: 05 de maio

St. Vincent é uma artista que sempre consegue nos deixar surpresos com qualquer trabalho que se preze a fazer – e, lançamento após lançamento, consegue eternizar a própria arte em um cosmos único e recheado de entrelinhas que se amalgamam em explosões sonoras vibrantes. Esse foi o caso de ‘Actor’, seu segundo álbum de estúdio, que foi inspirado por trilhas sonoras de filmes da Disney e do diretor Woody Allen – assistindo a longas-metragens sem o som ligado para compor o que acreditava traduzir melhor cada uma das cenas.

LUNGS, Florence and the Machine

Lançamento: 03 de julho

Se você quer se sentir velho, é só parar para pensar que o grupo inglês Florence and the Machine fazia seu début oficial no mundo da música há quinze anos. Com o lançamento de ‘Lungs’, a banda, liderada por Florence Welch, traria o indie rock de volta ao mainstream com uma sólida construção movida a referências a Kate BushFiona Apple, além de contar com os singles “Dog Days Are Over”“Rabbit Heart (Raise It Up”“Drumming Song”.


Não deixe de assistir:

XX, The xx

Lançamento: 14 de agosto

A banda de indie pop The xx também fazia sua estreia no cenário fonográfico há uma década e meia com o lançamento do álbum ‘XX’. Ovacionado pela crítica internacional e detentor de inúmeros prêmios, o compilado de originais influenciou uma geração de artistas do gênero que incorporaram os elementos inéditos trazidos pelo grupo em seus próprios trabalhos. Além disso, o disco contou com uma das músicas mais famosas da década, “Crystalized”.

THE FAME MONSTER, Lady Gaga

Lançamento: 18 de novembro

Ninguém acreditava que Lady Gaga repetiria o sucesso de ‘The Fame’, mas ‘The Fame Monster’ conseguiu superar as expectativas de todo mundo. Aclamado pela crítica especializada, o EP de apenas oito faixas trouxe as melhores produções de Gaga, incluindo “Bad Romance”“Telephone”“Alejandro” e “Dance in the Dark”, além de levar para casa três gramofones dourados. O álbum, inclusive, carrega consigo um legado extenso e que até hoje é revisitado por vários artistas.

RATED R, Rihanna

Lançamento: 20 de novembro

‘Rated R’ marcou mais um divisor de águas na identidade musical da lendária Rihanna. Afastando-se das baladas up-tempo de ‘Good Girl Gone Bad’, a performer escalou nomes como Ne-YoThe-Dream para auxiliá-la a construir uma exploração memorável de pophip hopR&Bdancehall através de singles marcantes, como “Te Amo”“Rude Boy”“Hard”. O álbum estreou em quarto lugar na Billboard 200 e é um dos favoritos dos fãs da cantora e compositora.

source
R7

Compartilhar:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *